terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Clafoutis de uva preta

O clafoutis está entre o pudim, o bolo. Pode ser comido morno ou frio, embora eu o prefira frio. Fica ótimo acompanhado por uma bola de gelado ou natas batidas (sim, eu ponho natas batidas em tudo!).

Ingredientes:
Uvas pretas descaroçadas e partidas ao meio
8 gemas de ovos médios
100g de açúcar fino ou em pó
3 colheres de sopas de mel
2 dl de natas
2 colheres de sopa de maisena
½ de leite meio gordo

Numa sertã antiaderente coloque as uvas e o mel até amolecer muito ligeiramente as uvas.
Retire as uvas para escorrer e reserve o molho de mel.
No fundo de um recipiente de ir ao forno distribua as uvas uniformemente.
Bata as gemas, a maisena e o açúcar.
Acrescente o leite e as natas e mexa muito bem.
Acrescente metade do molho de mel.
O preparado fica liquido, não se assuste é mesmo assim.
Leve a forno pré aquecido a 180º cerca de 1 hora.
Bom apetite!
(esta receita foi inspirada no livro Os doces do Manel do Goucha)

10 comentários:

  1. Ficou com um aspecto delicioso,usei uma vez uvas numa tarte e gostei.
    Eu também não resisto a natas
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu marido diz que por mim alimentava-me a natas! E é que é mesmo!

      Eliminar
  2. Isto deve ser uma maravilha e não parece nada difícil!
    Também deve ficar óptimo com frutos secos, não?
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito simples e acredita que éotima e dá sempre um ar chique! Sobremesa francesa é sempre um must :-)

      Eliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar nesta sobremesa, mas fiquei curiosa :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Está com um ar maravilhoso!!! Noutro dia fiz e calhou mal (porque fiz uma aldrabice...), mas o sabor é óptimo!
    Beijinhos, bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois nas sobremesas fazer aldrabices não dá bom resultado. Falo por experiencia :-)

      Eliminar