quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Risoto de açafrão e queijo da ilha com vieiras fritas



Uma receita simples mas carregada de sabor! Se não sabem o que fazer amanhã para conquistar a cara metade aproveitem a sugestão. Risoto, vieiras e um bom vinho parecem-me uma bela forma de dar início a uma noite inesquecível.

Ingredientes:
200g de arroz para risoto
50g de queijo da ilha
600g de caldo de galinha
100g de vinho branco
Sal e pimenta moída q.b.
8/10 vieiras
1 chalota
1 dente de alho
Azeite

Para o risoto:
Picar a chalota e o dente de alho.
Levar a alourar.
Juntar o arroz e envolver no azeite e chalota.
Junte uma concha de caldo, mexa e quando começar a evaporar junte nova concha de caldo.
Repita este processo até ficar com apenas uma concha de caldo. Nessa altira junte o vinho, mexa e deixe evaporar o álcool.
Junte o restante caldo e mexa novamente.
Quando tiver evaporado junte uma colher de sopa de manteiga e o queijo.
Mexa e sirva imediatamente.

As vieiras:
Quando faltarem cerca de 5 minutos para terminar o risoto, comece a confecionar as vieiras.
Estamos a usar um produto muito delicado, que cozinha em muito pouco tempo e que não deve ser muito temperado. Umas pitadas muito pequenas bastam.
Num sertã bem quente junte azeite e coloque as vieiras, tempere com sal e pimenta. Dependendo do tamanho das vieiras, estas demoram cerca de um minuto de cada lado a cozinhar.
As vieiras devem ficar caramelizadas por fora e mornas por dentro.

Empratamento:
Coloque o risoto, por cima as vieras e regue com o molho onde foram cozinhadas.
Enfeite com cebolinho.
Dica: Se gostar pode juntar umas pontas de espargos devidamente escaldadas.
Acompanhamos com Dolium de 2011.
Bom apetite!




13 comentários:

  1. Tu és uma profissional Eva! Nunca desistas de seguir com o teu sonho em frente!
    Quem me dera poder provar...
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que isto passa muito por me provar que consigo... O que me aconteceu no Masterchef abalou-me muito... estava tão perto, e a minha insegurança arruinou-me! Mas é dos fracassos que crescemos e é isso que tenciono fazer: crescer e não desistir.
      Obrigada , mas vai por mim, tal como tu sou só uma amante de comida e cozinha!

      Eliminar
  2. Venho agradecer a visita e o comentário no meu blog, e desejar-te as maiores felicidades aqui para o teu espaço, já te estou a seguir.
    Quanto à tua questão acerca dos bolos feitos na Bimby, respondi no post.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa, bem vinda!
      Muito obrigada!
      Já lá fui responder :-)

      Eliminar
  3. Ótima sugestão para o Valentine's Day, Eva.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou para qualquer outro dia que apeteça açgo especial :-)
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Adorei, tem um aspecto delicioso e elegante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cor vibrante do açafrão dá sempre pratos bonitos.

      Eliminar
  5. Uma receita fantástica, adorei.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá Eva!
    Eu adoro risotto, ficou perfeito, com as vieiras e o açafrão, gostei muito.
    Um prato simples, mas que nos desperta os sentidos :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Inês, bem vinda!
    O açafrão é uma especiaria maravilhosa!

    ResponderEliminar
  9. Bonito prato :)
    Deve ser delicioso.
    http://sist2it.blogspot.pt/

    ResponderEliminar