segunda-feira, 17 de março de 2014

A manga, os poejos, o madeira e o chocolate!

Esta maridagem surgiu da última mousse que fiz. Apeteceu-me experimentar uma combinação diferente quando olhei para os poejos e para a manga... Provei os dois em conjunto! Olhei para o vinho madeira e para os grãos de pimenta e voilá! E não é que a frescura dos poejos casou perfeitamente com o chocolate branco?! Para a próxima vou experimentar couli de poejos ou um crocante de poejos...

Ingredientes:
1 manga madura
6 grãos de pimenta preta
1 cálice de vinho Madeira
folhas de poejos
amêndoa pelada e fatiada
açúcar (para o caramelo)
A receita da mousse está aqui.

Faça a mousse conforme a receita e coloque no frio durante pelo menos 4 horas.
Entretanto, coloque o açucar ao lume e faça o caramelo para o praliné.
Espalhe a amêndoa sobre um tabuleiro e regue-a com o caramelo. Deixe arrefecer completamente.
Descasque a manga e corte-a em cubos.
Pique metade das folhas de poejos e reserve as restantes inteiras.
Coloque numa taça a manga, o vinho e folhas de poejos (picadas e inteiras), a pimenta e deixe macerar.
Na hora de servir, coloque a fruta e as ervas escorridas por cima da mousse e enfeite com praliné.
Bom apetite!



15 comentários:

  1. Uma deliciosa combinação de ingredientes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que combinação tão invulgar mas que casa na perfeição :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que delícia, adorava provar!!!
    beijinhos
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Deve ficar delicioso, tem um aspecto fantástico

    ResponderEliminar
  5. Eu confesso que fiquei fã dos poejos nos doces!

    ResponderEliminar
  6. Nunca provei poejos mas manga eu adoro
    A mousse ficou linda
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  7. Que aspeto delicioso Eva e que combinação tão diferente e cativante :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Adoro o sabor e aroma dos poejos. Aqui pelo alentejo é uma erva aromática muito utilizada, tanto nas açordas como nos escabeches ou licores. Ainda não experimentei em doces mas parece-me que um cheesecake ou uma pannacota com eles ficarão divinais....tenho que ver!!!!
    A tua sobremesa ficou tentadora.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Eva,
    esta mousse é bem original, combina sabores fantásticos que nunca me lembraria de juntar.
    Tentei fazer-me tua seguidora, mas dá-me erro e hoje já é a segunda vez que me acontece, não sei se é do meu blogue ou algum problema geral. mas tentarei outras vezes com toda a certeza :)
    Parabéns pela tua participação e classificação no masterchef :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      Por vezes também me acontece em outros blogues! Deve ser erro do blogger.
      Tenta novamente e se não der avisa-me, por favor.
      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  10. Ai que isto me parece tãooooo bem! Ainda não sei o que vou fazer logo para o jantar do dia do pai.... acho que vou passar este blogue a pente fino para ver se tenho ideias ;). (ps: sim, é o outlet de Vila do Conde ;))

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso... atira-te á cozinha :-)
      Tenho que ir a Vila do Conde dar uma volta :-)

      Eliminar