sexta-feira, 14 de março de 2014

Bacalhau fresco com arroz de tomate e coentros

Foi a primeira vez que fiz bacalhau fresco (skrei). Na realidade, foi a primeira vez que o comi.
Fiquei agradavelmente surpreendida. Gostei da textura macia e da forma como lasca.
Acompanhei com arroz de tomate e coentros e também me agradou a união de sabarores.
Arroz de tomate era o meu prato preferido em criança. Davam-me um prato e eu ficava sossegada (coisa dificil de acontecer!).

Ingredientes:
1 chávena de arroz carolino
Água ou caldo (3.5x a quantidade do arroz. Eu usei as espinhas e a pele do bacalhau e fiz um caldo)
3 tomates cacho maduros
coentros
1 cebola
Azeite
Sal e pimenta qb
2 lombos de bacalhau fresco

Pique a cebola e leve ao lume com azeite e deixe amaciar.
Triture o tomate com os coentros.
Assim que a cebola estiver translucida junte o tomate e deixe levantar fervura.
Junte o arroz e mexa.
Acrescente o caldo ou a água a ferver.
Tempere com sal e pimenta e deixe cozer conforme a indicação da embalagem.
Entretanto,tempere o peixe com sal e pimenta.
Aqueça um fio de azeite numa sertã e aloure o bacalhau de cada lado.
Leve o bacalhau a forno pré-aquecido a 180º e termine a sua cozedura. Demorará cerca de 10 minutos, ou até o bacalhau começar a lascar.
No prato, salpique o arroz com coentros frescos.
Bom apetite!







23 comentários:

  1. Muito bonito! Vou experimentar... Parabéns pelo seu esforço:

    ResponderEliminar
  2. Também nunca comi bacalhau fresco... O prato está lindo!

    ResponderEliminar
  3. Também nunca experimentei bacalhau fresco mas ando há imenso tempo para o fazer. Depois de ver este prato acho que esse dia vai chegar brevemente Eva :)
    Está com um aspeto fantástico e a combinação simples de sabores agrada-me bastante :)
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia!
      É impressionante como somos uma terra de tanto bacalhau consome e poucos o comemos fresco!

      Eliminar
  4. Ando mesmo curiosa para experimentar bacalhau fresco, só que ainda não consegui... Mas tem óptimo aspecto. Quanto ao arroz, não é preciso dizer nada. 5* :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha eu gostei muito. E também fiz um tártaro ( depois coloco a receita) e adorei.

      Eliminar
  5. Gosto imenso de bacalhau fresco, é tão suave e apetitoso!

    ResponderEliminar
  6. Tb adoro arroz de tomate e com esse bacalhau deve ficar demais.
    Bjs, susana

    ResponderEliminar
  7. Um prato muito elegante e delicioso, gostei muito!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Sou mais uma que nunca comeu bacalhau fresco
    E eu adoro bacalhau
    Esse prato ficou mesmo uma delicia
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São experimenta. Eu encomendei no SuperCor e era fresquissimo. Só me arrependo de não experimentado antes.

      Eliminar
  9. Se soubesses o que adoro arroz de tomate malandro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá, facadinha na dieta e faz um. Acompanhas com peixinho!

      Eliminar
  10. Boa noite! Achei esta sugestão bem apetitosa... também nunca preparei bacalhau fresco mas fiquei com vontade!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Gosto imenso de arroz com tomates e com o toque de bacalhau deve ficar maravilhoso.
    bjs

    Passe no quanta gordice a qualquer hora, lá tem um super sorteio.
    Quantagordice.blogspot.com.br

    ResponderEliminar