domingo, 30 de março de 2014

Moqueca de peixe

A primeira moqueca que comi na vida foi na Praia do Forte. Uma vilinha piscatória a 50 km de Salvador da Baía. Nunca mais comi igual... Esta fica parecida, mas igual, igual acho que só voltando àquele belo pedaço de paraíso.
Dessa viagem os três sabores que me ficaram na mente foi este, a feijoada servida em várias panelas de ferro e o acarajé. Um dia aventuro-me a fazer esse belo salgado. Agora ao que interessa, a receita.

Ingredientes:
2 postas de perca
2 lombos de salmão (ou pesacada, ou robalo)
1 pimento vermelho
1 cebola grande
2dl de leite de coco
2 colheres de sopa de azeite
1 tomate grande maduro
2 colheres de sopa óleo de palma
1 chávena de chá de água morna
salsa e cebolinho qb
sal e pimenta qb
1 lima

Tempere o peixe com sal, pimenta e sumo de lima. Deixe marinar uns 20 minutos.
Coloque num tacho a cebola finamente picada com o azeite e deixe cozinhar sem alourar.
Junte o peixe e a marinada.
Acrescente o óleo de palma, o tomate partido às rodelas, o pimento partido em rodelas finas, o leite de coco, a água e deixe cozinhar em lume médio cerca de 15 minutos.
Rectifique os temperos.
Desligue o lume e junte a salsa, o cebolinho picado e raspa de lima.
Servi com arroz de amendoim, mas pode servir com arroz branco ou de coco.
Bom apetite!





16 comentários:

  1. Adoro moqueca de peixe, apesar de nunca a ter comido na sua terra de origem. A tua está com uma cores maravilhosas e aposto que está deliciosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei, mas tem um aspecto delicioso!
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Nâo sei se a tua se assemelha ou não Eva porque, sinceramente, nunca comi moqueca. Mas a tua, adorei!! Um aspeto fantástico e uma conjugação ótima de ingredientes!
    Beijinhos e bom domingo *
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. este prato é da minha bahia .obrigada eva .(adriana)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma uma baiana por aqui... e receita de acarajé tens? Isso é que era.
      Comi acarajé ás 11 da manhã com uma cerveja gelada e adorei!

      Eliminar
  5. Olá =) Gosto muito do teu blog e gostei muito da tua participação no masterchef (tive muita pena que não tivesses continuado, mas estás a provar aqui que és uma grande cozinheira). E por isso indiquei-te como um dos blogs a seguir com o Prémio Conóceme, se quiseres podes ver aqui: http://aicaquicaqui.blogspot.pt/2014/03/premio-conoceme.html
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei, que aspecto delicioso:)
    Quando puderes passa pelo meu blog, neste link :http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/2014/03/premio-conoceme.html

    Tenho lá um miminho e um desafio para ti ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia esta receita, mas já estou cheia de vontade de experimentar :)
    Beijinhooo*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar
  8. Boas tardes meninas e senhoras gulosas!
    Eu já percebi que há um desafio ou passatempo a decorrer e que algumas bloggers gentilmente me mencionaram. Vocês não me levam a mal se eu não participar, pois não?
    Eu confesso que sou um bocado infonaba e estas coisas me baralham o sistema (que já de si não é muito bem acabado). Agradeço o carinho. Beijocas e continuem a mandar belas receitas cá para fora!

    ResponderEliminar
  9. Ando à que tempos para fazer moqueca - hoje ainda fiquei com mais vontade :)

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Eva,
    Nunca comi mas já vi imensas receitas por aí e sempre disse que um dia aventuro-me porque tem tudo para ser bom. Vou anotar a tua receita para fazer um dia destes..

    Eva penso que ainda não foste espreitar a surpresa que tens à tua espera no meu blog...
    Vai a este link
    http://pitadasdecoisasboas.blogspot.pt/2014/03/premio-conoceme.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Vai arrisca, vais gostar.
      Sim eu já tinha visto e já te tinha respondido. Pelo que percebi houve mais blogers queridas a lançar o desafio. Eu não quero que se zanguem comigo mas não tenho muito jeito para estas coisas. Beijocas!

      Eliminar
  11. Olá Eva, obrigado pela visita ao meu blog :-)
    Gosto muito de moqueca de peixe e não comi no brasil nenhuma com tão bom aspecto como a tua :-) excelente

    ResponderEliminar
  12. Eu já fiz moqueca de tamboril e é maravilhoso!!!
    Está super apetitosa a tua moqueca :)
    jocas

    ResponderEliminar
  13. Olá Eva,
    também, eu "já fui muito feliz" na Praia do Forte, era para lá que eu ia passar férias por três anos consecutivos, amo aquela terra e, também foi de lá que trouxe a minha receita de moqueca que faço muita vez cá em casa. Gostei muito da sua prestação no Master e hoje no Programa da Manhã, parabéns, um beijinho.

    ResponderEliminar