quarta-feira, 19 de março de 2014

Pão de ló de chocolate

Um pão de ló simples. Fica com uma textura húmida e faz-se num instante.
Se não sabem o que oferecer ao vosso pai, porque não um bolo? Tenho acerteza que algo feito por vós terá mais valor do que qualquer prenda comprada numa qualquer loja!

Ingredientes:
75g de chocolate negro mínimo 70% cacau
10 ovos
2 gemas
140g de açucar
50g de farinha com fermento
1 colher de sobremesa de manteiga

Leve o chocolate com a manteiga a derreter em banho maria. Reserve.
Junte o açúcar, os ovos, as gemas e bata na batedeira 5 minutos até obter um creme homogéneo.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Junte o chocolate e bata no minimo mais 5 minutos até obter um creme leve.
Com a batedeira no mínimo acrescente a farinha aos poucos. Não deverá deixar bater muito, termine de envolver à mão.
Forre uma forma sem buraco com papel vegetal untado com manteiga.
Leve ao forno cerca de 15/20 minutos.
O pão de ló ficará com uma crosta crocante por cima e com o interior húmido.

Eu fiz um molho de frutos vermelhos (para aproveitar uns que tinha em casa), mas não é necessário. Se quiserem fazer juntem cerca de 100g de frutos vermelhos, duas colheres de sobremesa de açucar  e leve ao fogão em lume brando. Vá mexendo até obter a consistência desejada e no final salpique com folhas de hortelã fresca. Deixei reduzir pouco tempo porque queria algo mais líquido, mas vai ao gosto de cada um.
Bom apetite!





18 comentários:

  1. Tem óptimo aspecto - não sou grande fã do pão de ló tradicional, mas com chocolate... ninguém resiste ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou um pão-de-ló mesmo lindo! A apresentação fantástica...confesso,que fazer pratos todos bonitos não é comigo ;)
    Mas o que interessa é o sabor, e esse pão de ló, deve ser para lá de bom...adoro chocolate com frutos vermelhos!
    Um presente óptimo sem dúvida!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho muito a trabalhar na apresentação, confesso que acho que é dos meus pontos mais fracos! Há tantas tecnicas que desconheço, outras tantas que ja nem se usam... É ir trabalhando :-)
      Obrigada!

      Eliminar
  3. Eu ainda vou fazer , ainda não fiz o bolinho para o papá :)

    ResponderEliminar
  4. Lindo, com um cafézito agora comia-se :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão bem gulosa para o dia de hoje :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eva que aspeto fantástico :) Não sou uma grande fã de pão de ló tradicional mas realmente, como diz a Ovelha Negra, acho que com chocolate é impossível resistir :)
    Adorei a ideia, tenho de experimentar um dia e acho que o vou fazer também com esse molho de frutos vermelhos. A combinação parece fantástica e apetecível :)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Não sou grande apreciadora de pão-de -ló ,já o meu filho adora.
    Esse de chocolate eu comia de boa vontade pois tem um aspecto super delicioso
    BJ

    ResponderEliminar
  8. Mais uma sobremesa de perder a cabeça... Linda como é habitual.
    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Hola Eva, que blog mas sugerente tienes, con tu permiso me quedaré cerca de tu cocina para aprender de tus buenas artes.
    Te mando un saludo desde Tenerife y gracias por tu visita.

    ResponderEliminar
  10. As lambareiras perfilam-se todas :-)
    Gosto de vos ter por cá. Só me fazem crescer. Obrigada, mesmo!

    ResponderEliminar
  11. Uma pessoa fica mais do que babada!!

    ResponderEliminar