quarta-feira, 5 de março de 2014

Pudim abade de Priscos

Este pudim é típico cá de Braga e dizem os apreciadores que é dos melhores pudins da nossa doçaria.
Foi à mesa de Carnaval e rematou o cozido à portuguesa.

Ingredientes:
15 gemas
1/2 kg de açúcar
1/2 litro de água
50g de toucinho gordo finamente cortado
casca de limão
pau de canela
1/2 cálice de vinho do porto
Açúcar para fazer o caramelo para a forma

Faça o caramelo e caramelize a forma. Eu fiz um caramelo claro que é assim que gosto dele.
Leve ao lume a água e deixe começar a ferver.
Junte o açúcar, o toucinho, a canela e a casca de limão.
Deixe levantar fervura até obter ponto de espadana (120º).
Entretanto, bata as gemas com o vinho do porto.
Passe a calda de açúcar por um coador e junte às gemas.
Mexa bem.
Coloque o preparado na forma caramelizada e tape muito bem. Não pode entrar humidade.
Leve ao forno em banho maria, cerca de 1 hora a 200º.
Tenha muita atenção que a água não pode ferver. Se isso acontecer o pudim vai talhar. Se vir que começa a querer ferver junte água fria para baixar a temperatura.
Deixe arrefecer completamente e desenforme.
Bom apetite!

24 comentários:

  1. Tenho alguma dificuldade em comer pudins, mas o de abade de priscos é o melhor que há. Sendo de Braga, não poderia ser diferente ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então somos duas que não somos amantes de pudins :-)
      Mas este é dos que faz as delicias da malta!

      Eliminar
  2. Adoro este pudim! Aliás, eu sou fã de pudins no geral :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá, alguem que gosta de pudins :-)
      Faz que fica bom!

      Eliminar
  3. Que engraçado, aqui em casa acontece o mesmo!
    Eu não sou nada fã de pudins, já o meu marido ADOOORA! E este é o favorito dele!
    Vou levar a receita para um dia que esteja inspirada, só espero não arruinar 15 gemas!! A calda deixa-se arrefecer antes de adicionar às gemas?
    Beijinhos do Paraíso *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Enquanto coas ela vai arrefecer ligeiramente. Importante é mexer bem ao colocar e, principalmente, no final.

      Eliminar
  4. Confesso que nunca provei...mas tem todo o ar de ser de comer e chorar por mais! :)

    ResponderEliminar
  5. O meu marido adora pudins
    Este por acaso nunca fiz.
    Ficou lindo e com aquele aspecto de quero mais.
    bj

    ResponderEliminar
  6. Pois...olha cá por casa e a mesmíssima coisa, não sou grande fã de pudins mas o meu P. adora...qq dia aventuro.me no abade de priscos. O teu tem um aspecto glorioso, eheheh.

    ResponderEliminar
  7. Ora isto já dá para estatistica: homens adoram pudins, mulheres nem tanto!
    Obrigada pelas vossa palavras!

    ResponderEliminar
  8. Olá Eva,

    Obrigada pela visita a um dos meus humildes espaços ! :)
    Já a tinha espreitado mas não me lembro de a ver no casting da Praça do Comércio, onde estive a assistir. Foi pena não ter passado, mas decerto que não vai esquecer nunca essa magnifica experiência ! :)
    Quanto ao pudim, conheço-o de nome, nunca provei e este seu está fabuloso, com uma cor linda !

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu retribuo o agradecimento pela visita.
      No Terreiro do Paço eramos muitos, mas basicamente eu fui a criatura que mais devo ter chorado ao receber a colher de pau! Eu gostar mesmo, gostei as duas fases seguintes já gravadas em estudio, pelo menos não chovia como no Terreiro do Paço :-) Na proxima vou mais confiante e passo a barreira do Top30 :-)
      Beijinho

      Eliminar
  9. Me gustan mucho los puddings, y el tuyo ha quedado genial!!
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto de pudins mas o meu "sócio" ADORA! Nunca fiz, mas já comi algumas vezes e este é o pudim dos pudins...
    Com que então és de Braga? Somos quase vizinhas...
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou pois! És de Famalicão certo?
      Um dia vamos tomar um café e trocar receitas ;-)

      Eliminar
    2. Sou de Guimarães e claro que sim fica combinado :)

      Eliminar
  11. Este pudim é crime contra a humanidade da dieta :) amo de paixão :)

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro pudins e este não é excepção :)
    Isto é mesmo uma tentação ao pecado da gula, sua marota :)
    Continuo sem conseguir ser tua seguidora, deve ser erro do meu blogue ou do google, mas voltarei sem dúvida :)
    Bjns
    isabel

    ResponderEliminar
  13. Posso garantir-lhe que o Pudim Abade de Priscos original leva 24 gemas e não 15. Quem mo disse é uma das duas pessoas de Braga que ainda possuem a receita original (não me revelou o resto da receita). Ja comi abade de priscos em tudo quanto é sitio e lhe garanto que esse é o melhor de todos...de longe. Ainda me disse que nem todos os dias são bons para fazer o pudim, de modo a que fique perfeito. Ha dias em que não se sente em condições para o confeccionar (O abade dizia o mesmo). Se quiser provar esse pudim vá ao Restaurante São Frutuoso em Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sou de Braga e conheço bem o pudim do restaurante que fala. Em Braga todos se arrogam de ter a receita do abade... esta é da confraria e das que fui testando é a que mais gosto ;-)

      Eliminar