sexta-feira, 28 de março de 2014

Queques de cereja


Este tempo de chuva e frio deixa-me sempre meia murcha. Eu até gosto de uma tarde de domingo com chuva e lareira acesa, mas meses seguidos?! Afeta-me.
Sou o tipo de pessoa que precisa de sol. Abrir as janelas pela manhã e sentir o cheiro da terra aquecida pelo sol é mais revigorante que qualquer outra coisa...
Na falta de sol, animo-me na cozinha. Desta sairam uns queques de cereja cobertos com chantili de cereja.

Ingredientes:
Cerejas em calda (usei de frasco)
80g de açucar em pó
180g de farinha com fermento
1/2 vagem de baunilha
70g de manteiga sem sal
1/2 chávena de chá de leite frio
3 colheres de sopa de calda das cerejas

Misturar  o açúcar com a manteiga amolecida até obter um creme.
Junte os ovos e bata.
Acrescente a farinha e misture.
Junte as sementes de baunilha.
Aos poucos vá acrescentando o leite enquanto mexe.
Acrescente a calda das cerejas e envolva muito bem.
Coloque a massa em formas untadas.
Coloque duas a três cerejas no interior de cada queque.
Leve a forno pré aquecido a 200º cerca de 15/20 minutos.

Cobertura:
2 dl de natas bem frias
20g de açucar em pó
5 colheres de calda de cereja
raspas de chocolate
cerejas inteiras

Bata as natas com o açúcar.
Depois de batidas junte a calda e envolva.
Coloque por cima dos queques frios, acrescente as raspas e decore com uma cereja.
Bom apetite e bom fim de semana!





12 comentários:

  1. Que lindos estão, tão apetitosos!
    Parece-me que vais ter que passar mais um fim-de-semana na cozinha :) pelo que dizem vamos ter chuva e frio!

    ResponderEliminar
  2. Eu só funciono com sol,estou farta deste tempo.
    Adorei esses queques,ficaram lindos e supre deliciosos
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu fico deprimida, sem sol!! Completamente...
    Mas, enfim, vamos pensar que melhores dias virão!!
    Os queques têm um ar delicioso!!
    Bjs e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Ficaram tãoooo lindos os teus Eva :)
    E concordo plenamente contigo...este tempo já cansa. Onde estás minha querida Primavera?! :( Vamo-nos animando pela cozinha para compensar a falta de uns belos raios de sol quentinhos ;)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Eu também funciono a energia solar, o que também anda em falta por estes lados...
    O teus queques estão um espanto!
    Eva já foste espreitar a surpresa que te deixei?
    http://pitadasdecoisasboas.blogspot.pt/2014/03/premio-conoceme.html#comment-form

    ResponderEliminar
  6. Também me sinto murcha! Já chega de tanto cinzento... :(
    Um queque destes ia animar-me com certeza! hehe :)

    ResponderEliminar
  7. Una receta estupenda, me encanta como te ha quedado!
    un beso

    ResponderEliminar
  8. Eva, uma perfeita obra de arte estes bolinhos lindos!

    Vim retribuir a visita e fiquei rendida a este blog! e já o levei comigo para a secção dos meus favoritos!

    Beijinhos e muitos sucessos!

    Catarina
    http://noreinodapaparoca.blogspot.com

    ResponderEliminar