terça-feira, 11 de março de 2014

Salada de grão especial

Mais uma de bacalhau!
O tempo está a aquecer e já começa a apetecer umas refeições mais leves.
Esta salada de grão é boa para quem, como eu, não é apreciador de cebola crua.

Ingredientes:
300g de grão de bico cozido
2 lombos de bacalhau
1 cebola rocha
3 dente de alho
salsa ou coentros
0,5l de azeite
tomilho
casca de limão e de laranja
5 tomates cereja
pitada de cominhos
pitada de paprica
1 limão
sal e pimenta qb

Comece por aquecer o azeite com 2 dentes de alho, as ervas e as cascas dos citrinos.
O azeite nunca poderá ultrapassar os 80º. O ideal é entre os 75º e os 80º.
Mergulhar os lombos com a pele para cima. O bacalhau deverá ficar submerso.
Ir sempre controlando a temperadtura do azeite para não ferver nem aumentar.
O bacalhau ficará confitado quando se notarem distintamente as lascas e estas se soltarem umas das outras com facilidade. Cerca de 20 minutos é o tempo que demora a confitar (depende da grossura do lombo). Depois de confitado limpe a pele e lasque-o cuidadosamente.
Leve ao lume uma sertã com duas colheres de sopa do azeite de confitar o bacalhau.
Junte a cebola e o alho finamente picados.
Tempere com  pimenta, cominhos e a paprica.
Deixe cozer apenas até ficar translucido.
Baixe o lume e junte o grão.
Mexa para envolver bem o grão na cebola.
Retire do lume e acrescente o bacalhau.
Junte a salsa (ou coentros) picada.
Pique grosseiramente o tomate e junte.
Retifique o sal, regue com sumo de limão e acrescente um fio de azeite do bacalhau.
Se gostar escalfe um ovo e sirva com a salada de grão.
Bom apetite!

14 comentários:

  1. Eu tambem gosto muito de bacalhau, já nao gosto tanto é de grão.
    Fiquei uma refeição maravilhosa.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou amante de grão, mas de vez em quando lá vai,. Como leva cominhos ( e eu adoro cominhos) fica agradavel!
      Bj

      Eliminar
  2. Como sempre surpreendente! Consegues transformar uma simples salada de bacalhau com grão, que eu adoro, num prato cheio de requinte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não é requinte é só algum cuidado. Basta um aro de empratamento que custa 1€ e pronto ;-)
      beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei a receita! E está super bonita :)
    Tens imenso talento.
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta apresentação, muito elegante.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da sugestão e da apresentação!

    ResponderEliminar
  6. Adoro bacalhau, grão e ovo :) E adorei a sugestão de apresentação :)
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, muito obrigada pela visita ao meu blog. Em relação à receita, adorei a sugestão. É mesmo ao meu gosto.
    Que pena não teres conseguido ir mais além, mas de certo não era por falta de talento. Pelo que vi aqui no blog, parecem-me refeições dignas de qualquer masterchef. ;)

    ResponderEliminar
  8. Como já referi na sugestão anterior, gosto imenso de bacalhau... adoro grão e todos esses sabores que lhe juntaste. Para mim está perfeito :)

    ResponderEliminar
  9. Está um prato bem colorido e apetitoso....adoro todos os ingredientes, excelente!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Um blog de culinária que não vou querer deixar de seguir! Gosto muito de cozinhar e adorava ser mais prendada. Tbm costumo partilhar aquilo que vou cozinhando no meu blog.
    Do pouco que já espreitei aqui, adorei.

    Um beijinho e bons cozinhados ;)

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Olá:)

    Acabei de ver teu blogue, acho que ter oportunidade de entrar no Masterchef é fantástico:) Infelizmente não tive oportunidade de me inscrever mas gostava muito de entrar,parabéns:)
    Esta receita diz tudo uma receita muito simples mas que deste um toque especial a tua meneira que a torna muito mais rica:)

    Aproveito para te convidar no meu passatempo da que está a decorrer meu blogue gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.htmlno

    Beijinho até já:)

    ResponderEliminar