sábado, 26 de abril de 2014

Bolo (desgraçadamente bom) de chocolate


Sabem aqueles bolos bem densos e com sabor profundo a chocolate? Daqueles que ficamos na dúvida se é bolo, se é mousse ou se é ambos!? Ou se é, simplesmente, uma tentação encomendada pelo démo para ficar com ancas largas, bem largas!? Eis a receita!

Ingredientes:
375g de chocolate culinária 75% cacau
125g de manteiga sem sal
1 chávena de açúcar mascavado escuro
1/4 de chávena de farinha
1 chávena de amêndoa finamente ralada
2 colheres de sopa de leite
5 ovos

Pré-aquecer o forno a 170º.
Derreter em banho maria a manteiga com o chocolate.
Retirar do lume, juntar o açúcar mascado e mexer bem.
Juntar a amêndoa e mexer.
Acrescentar a farinha e o leite e mexer bem.
Juntar o ovos e voltar a mexer muito bem.

Forrar uma forma sem buraco com papel vegetal. Cubra o fundo e o aro à volta com papel. Para ajudar o papel a aderir barre a forma com um pouco de manteiga e assim o papel colará facilmente.
Coloque o preparado na forma e cubra com papel de aluminio.
Leve ao forno cerca de 40 minutos.
Retire deixe arrefecer um pouco e leve ao frio no minimo umas duas horas.
Na hora de servir cubra o bolo com cacau em pó.
Lambuze-se!


21 comentários:

  1. Meu Deus, que verdadeiro pecado Eva!! A gula está totalmente a apoderar-se de mim!! :)
    Beijinhos e bom fim de semana *

    ResponderEliminar
  2. Que delicia de bolo. Ficou uma verdadeira tentação.

    Beijinhos.

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  3. Mas que aspecto tão guloso, é mesmo o máximo!

    ResponderEliminar
  4. Está uma tentação! essa textura de mousse densa, é mesmo um apetite...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É mesmo destes que eu gosto! Já que é para pecar...que seja em grande! :)

    ResponderEliminar
  6. Olá, Eva!
    Ainda bem que devorar com os olhos não engorda! :D Eu bem que comia uma bela fatia, ai, se comia!
    Um grande beijinho,
    Ana

    http://danossacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Olá, Eva,

    Este é o bolo (ou torta/tarte) caprese, não é verdade? Ele é mesmo muito saboroso
    e este teu ficou com um aspecto fantástico!

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um estilo de caprese sim. Embora esta leve mais chocolate e o açucar seja mascavado.

      Eliminar
  8. Eu cá não sei, mas era capaz de comer umaS fatiaS.

    ResponderEliminar
  9. Olá:)
    É mesmo um bolo desgraçadamente bom. Que tentação! Que delícia!
    Fiquei sem palavras:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Este bolo tem um aspecto maravilhoso :)
    Uma textura fantástica.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ai que aspecto maravilhoso... Isso é uma desgraça prá vista, quanto mais ao palato ;) !!

    ResponderEliminar
  12. Meu Deus, este é mesmo para alargar as ancas,
    mas com imenso prazer e sem nenhuma culpa,
    uma fatia não me seria o bastante,

    Fiquei apaixonada pela foto, e me vou me render à essa maravilha qualquer dia,
    Preciso!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Ui ui que rico aspecto...como eu me lambuzava com uma boa fatia!
    Uma pura tentação!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  14. Eu alinho!
    Adoro estas tentações do demo :) hehe
    Ficou perfeito esse interior, é de suspirar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Ôoooowww! Há muito buscava um bolo de chocolate com esse aspecto. Certamente irei fazê-lo para deleite de minha filha querida (e para o meu também !!!!!) Abraços do Brasil

    ResponderEliminar