quinta-feira, 1 de maio de 2014

Maio- Mês light - peito de frango com salada de bulgur


Tenho recebido pedidos de receitas leves. Básicamente, está aí a época do biquini e está tudo mais virado para as alfaces. No entanto, fazer uma alimentação saudável não tem que ser sinónimo de comida aborrecida e sem sabor. Assim, decidi que o mês de Maio vai ser dedicado a uma alimentação leve e saudável. Irei optar por alguns ingredientes não muito usuais na cozinha portuguesa, mas que são, além de pouco calóricos, muito versáteis.
Se tiverem dúvidas, por favor, digam. Espero que se inspirem.
Tenham em atenção que não sou nutricionista nem nada parecido. Portanto, isto continua a ser um blogue de receitas, nada mais do que isso.

Ingredientes:
1 peito de frango pp
1 chávena de chá de bulgur (encontra-se à venda em qualquer bom supermercado, ou em ervanárias)
1/2 couve flor
1 beringela
tomates cereja
1 colher de sopa de pó garam masala (mistura de especiarias à venda no supercor, por exemplo)
coentros
hortelã
1 pimento vermelho
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta qb
1 limão

Tempere o frango com sumo de limão e garam masala. (se não gostar, ou não tiver, pode temperar com especiarias a seu gosto. Não coloque é muito sal que causa retenção de líquidos. Com garam masala nem uso sal!)
Numa assadeira coloque o frango, a beringela às rodelas grossas, raminhos da couve flor, e os tomates.
Tempere os legumes com sal e pimenta e com um fio de azeite.
Num canto da assadeira coloque o pimento inteiro, sem tempero.
Leve ao forno até o frango estar cozinhado.
Entretanto coza o bulgur conforme indicação da embalagem.
Depois de cozinhado deixe arrefecer.
Pique parte dos legumes assados e junte ao bulgur.
Junte coentros e hortelã picada.
Se gostar ( e a dieta não for muito rígida) junte um pouco de queijo feta. Se não quiser o queijo, retifique o tempero do bulgur juntando-lhe um pouco de sal.
Sirva com o frango e os restantes legumes assados.
Bom apetite!
(Informação adicional: 100g de bulgur cozido tem cerca de 83 calorias. 100g de peito de frango assado tem cerca de 200 calorias.)




11 comentários:

  1. Gosto de comer de forma leve e saudável e, mesmo assim, continuar a cozinhar coisas que me dêem prazer e comer, sentindo verdadeiramente que estou a comer ;) Por isso estas refeições fazem sempre as minhas delícias, em qualquer altura do ano :) Gostei da sugestão Eva!
    Não te esqueças que hoje "Há vida para além da massa de atum" lá pelo blog e temos desafio quase a chegar ao fim... e queríamos muito contar com a tua participação ;)
    http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum-5.html
    Beijinhos e bom feriado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não esqueço não. Estou a falhar convosco como as notas de 500€. Mas eu prometo que vou enviar uma sugestão.

      Eliminar
  2. MAravilhosa refeição.
    Comigo não valeria como dieta pois seria dificil parar de comer e por vezes esquecemo-nos disso: fechar a boca.
    Adorei mesmo.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bebe água antes de iniciar a refeição. Ou então um prato de sopa :-)

      Eliminar
  3. Há coisa de pouco tempo tenho começado a envergar pela comida mais saudável - e tire daí o sentido quem ache que comida saudável são bifes e postas de peixe grelhadas com legumes cozidos, ou saladas gigantes só de alface.
    A comida saudável é cozinhadas de outras maneiras, mas rica em sabor. Há que mudar mentalidades, e não só porque está a chegar a época do bikini. Uma óptima sugestão ;)
    p.s - e reafirmo o que a Vânia disse - estamos à espera de um receita tua para o nosso desafio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, estou em falta. Tenho que enviar umas sugestões para me redimir. Ainda por cima acho a vossa ideia uma delicia ;-)

      Eliminar
  4. Essa refeição tem tudo para me agradar.
    Esta uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Se há coisa que eu não gosto, é de peito de frango.

    ResponderEliminar
  6. Eu prefiro sempre a perna do frango, mas se for bem temperado um bifinho de frango sabe muito bem!!! Está óptima essa refeição :)

    ResponderEliminar