sábado, 27 de setembro de 2014

Crumble com centeio integral e ameixas



Sim, eu sei! Eu sei que estou de regime. Mas, caramba uma mulher não é de ferro e um crumble é um crumble e eu não resisto! Além do mais foi com uma intenção de "não desperdício" já que as ameixas rainha eram duras e amargas e não se comiam de outra forma! (vá, não estraguem esta minha crença lol).

Ingredientes:
800 g de ameixa rainha
2 maças vermelhas
100 g de manteiga fria
150 g de farinha
duas mãos cheias de flocos de centeio
80 g de açúcar branco
50g de açúcar mascavado
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
1 colher de sobremesa de canela
2 colheres de sopa de açúcar mascavado 
1/2 cálice de moscatel
1/2 limão

Parta as ameixas em quartos retirando os caroços.
Descasque as maças.
Esprema o limão por cima da fruta para não oxidar.
Coloque a colher de manteiga a derreter.
Depois de derretida junte a fruta, a canela e as duas colheres de açúcar mascavado.
Deixe cozinhar uns 5 minutos e acrescente o moscatel.
Deixe cozinhar mais uns 5 minutos.
Entretanto, prepare o crumble juntando a manteiga com a farinha. Envolva com as mãos.
Junte os 80 g de açúcar e os flocos. Continue a envolver até obter uma consistência bem granulada.
Coloque a fruta num recipiente de ir ao forno e espalhe.
Por cima coloque o crumble e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.
Bom apetite!



1 comentário: