quarta-feira, 15 de abril de 2015

O meu bife com molho de café

Chego a casa desfaço a mala e volto a fazer para viajar no dia a seguir. Cansada, mas apetece-me comer qualquer coisa feita por mim. Olho para os bifes e não me apetece nada elaborado, mas também não me apetece o bife só grelhado. Molho de café parece-me bem, rápido e muito saboroso.
Não se deixem enganar pelo empratamento, nem pelo enquadramento da fotografia preguiçoso. O resultado é muito melhor.
Ingredientes:
1 bife por pessoa
1 chávena de café forte
1/2 cálice de vinho do porto
1 folha de louro
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de mostarda
100ml de natas
sal e pimenta
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite

Esmague os alhos com a casca e coloque numa frigideira com o azeite e uma colher de manteiga.
Deixe derreter a manteiga ate ficar levemente acastanhada.
Tempere os bifes com sal e pimenta e coloque a fritar dos dois lados. Atenção ao ponto de cozedura, a carne deverá ficar mal passada.
Retire e deixe repousar.
Junte o vinho do porto à gordura e deixe evaporar o alcool.
Junte os restante ingredientes e deixe o molho engrossar
Retifique os temperos.
Junte os bifes e os sucos da carne ao molho.
Sirva de imediato.
Bom apetite!

8 comentários:

  1. Ainda tenho muita curiosidade em experimentar molho de café que me parece muito bom acompanhado com bife. Gostei demais da receita e a foto ficou muito boa. Parece delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ... e as batatas de pacote? U a U .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viu a loucuraX? ainda estou a recuperar do trauma. E o feijão verde congelado? Xi sacrilégio!

      Eliminar
    2. Já viu a loucuraX? ainda estou a recuperar do trauma. E o feijão verde congelado? Xi sacrilégio!

      Eliminar
  3. Bife com café fiz apenas uma vez e gostei.
    Mas este ficou com aspecto bem melhor que o meu, que delicia
    bjs

    ResponderEliminar